O LIA agora é LATEC


Em consonância com os avanços tecnológicos e a preocupação com o envelhecimento acelerado da população brasileira, a partir de setembro de 2013, há aproximadamente 10 anos após sua criação,  o Laboratório de instrumentação e Acústica da UNCISAL (LIA) passou a se chamar Laboratório de Audição e Tecnologia (LATEC). Não foi uma simples modificação do nome, mas uma reestruturação da sua área de atuação, do seu grupo de pesquisa e, consequentemente dos rumos de sua produção acadêmica.

Assim, mudança ocorreu sobretudo pelo amadurecimento natural dos pesquisadores envolvidos, e foi impulsionada pela cooperação internacional com a Universidade da Carolina do Norte (UNC) – EUA, especificamente com os Laboratórios de Pesquisa da Audição, chefiados pelo renomado pesquisador Prof. John Grose.

Ademais, no final do ano de 2013, o Laboratório passou a contar, pela primeira vez, com a participação de duas alunas de doutorado, fruto da inserção da UNCISAL na Rede Nordestina de Biotecnologia (RENORBIO). Além disso, as alunas, orientadas pelo Prof. Dr. Pedro Menezes, foram agraciadas com a segunda e terceira colocação geral na seleção do Programa, o que demonstra a qualidade dos trabalhos desenvolvidos no novo Laboratório.

Como resultado de sua transformação, o LATEC, agora, tem como principal objeto de estudo a fisiologia da audição, dos potenciais eletrofisiológicos, o desenvolvimento de novos testes, procedimentos e dispositivos tecnológicos, para o diagnóstico e terapia auditiva, bem como o estudo do mascaramento auditivo e a compreensão da fala diante de ruídos competitivos à luz do envelhecimento da audição.

 

Nova Marca

Por fim, a mudança também foi seguida da modificação da identidade visual. Assim, o novo símbolo representa o som, o estímulo acústico e a audição do mesmo, além de ter analogia com a representação do “(re)erguer-se” e a imagem do modelo evolutivo.

 

1. Modelo evolutivo utilizado como exemplo.

evo

 

2. Símbolo da marca criado

Favicon

 

No logotipo a cor azul representa a tecnologia e a letra “A”, em destaque, sua aplicação para a Audiologia. 

 

3. Logotipo criado

logotipo

 

4. Nova marca completa

LogoNovo