5. Sistema gerador de estímulos acústicos que possibilita a utilização de sons verbais para evocar respostas eletrofisiológicas auditivas, no domínio do tempo e das frequências


RESUMO: Foi desenvolvido um sistema gerador de estímulos acústicos que possibilite a utilização de qualquer estímulo para evocar respostas eletrofisiológicas auditivas, no domínio do tempo e das frequências”.Entre os resultados do estudo destaca-se o desenvolvimento de um importante dispositivo para ser utilizado em pesquisa e na prática clínica da audiologia que permite a realização de novos testes de diagnóstico auditivo eletrofisiológico de estado estável; além disso, estudo demonstrou a possibilidade de obtenção de respostas eletrofisiológicas de estado estável com diferentes estímulos de fala, o que representa uma inédita contribuição para a área; e comprovou, ainda, que estímulos acústicos naturais, com frequências fundamentais próximas a 40 Hz, evocam respostas eletrofisiológicas auditivas de estado estável como picos detectáveis pelo método de da magnitude quadrada da coerência nos harmônicos F2, F3 e F4. Contudo, os frutos obtidos com o presente estudo vão muito além dos resultados dos experimentos realizados e são resultado da interação do bolsista com o supervisor. Assim, foi publicado um artigo em revista indexada, três outros já foram aceitos para publicação e estão sendo elaborados mais dois artigos com os resultados do estudo. Além disso, duas patentes foram finalizadas e enviadas ao INPI. Por fim, um dos grandes legados do presente trabalho foi a cooperação internacional com o Laboratório Hearing Research do renomado Professor John Grose da Universidade da Carolina do Norte (UNC), EUA.  

Descritores: potencial evocado auditivo de tronco encefálico; potencial evocado auditivo de estado estável; estímulos de fala.