3. Acufenômetro


RESUMO: Este estudo foi realizado com o objetivo de desenvolver um aparelho que pudesse avaliar a tonalidade e a sonoridade do zumbido de forma detalhada, mesmo que este zumbido fosse composto por diversas freqüências simultâneas, com baixo custo financeiro e de fácil manuseio, que ainda pudesse funcionar independente ou acoplado a um audiômetro.  Assim, foi desenvolvido um aparelho denominado Acufenômetro e foram selecionados 16 voluntários, 8 do sexo masculino e 8 do sexo feminino, com zumbido, e com faixa etária entre 21 a 59 anos de idade. Os exames foram realizados no Laboratório de Audiologia e no LIA da UNCISAL, onde através de procedimentos psicoacústicos utilizando o Acufenômetro e também a acufenometria tradicional, avaliaram-se as componentes de freqüências do zumbido dos voluntários e suas respectivas intensidades. Pôde-se observar que em 93,7% dos casos o zumbido encontrado era composto por mais de uma freqüência e que 75% dos participantes afirmaram que o som produzido pelo acufenômetro era exatamente igual ao zumbido que eles percebiam. Conclui-se, então, que o Acufenômetro pode ser considerado um instrumento importante de avaliação, uma vez que o zumbido, na maioria dos casos, é composto por diversas freqüências de diferentes intensidades.

Descritores: Audiologia, acufenometria, zumbido, avaliação auditiva.

 

Artigos publicados relacionados ao tema:

 

  • MENEZES, Pedro de Lemos; SANTOS FILHA, Valdete Alves Valentins. Acufenometria: o resgate de um instrumento de avaliação do zumbido e sua correlação com perdas auditivas sensoriais. Fonoaudiologia Brasil,Brasília, v. 3, n. 1, p. 09-12, 2005.

 

  • SANTOS FILHA, Valdete Alves Valentis ; MENEZES, Pedro de Lemos; MOTTA, Mauricy Alves; RODRIGUES, Renato Glauco de Souza; PELÁ, Carlos Alberto. Acufenometria: Um novo instrumento de avaliação do zumbido. Jornal Brasileiro de Fonoaudiologia ,Curitiba, v.2, n.22, p.09-13, 2005.