2. Modelo de orelha externa


RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo observar o sistema de filtros e ressonância composto pela orelha externa e verificar sua importância para a compreensão da fala. Assim, um trecho de uma música foi apresentado cinco vezes a um sistema denominado modelo de orelha externa, composto por uma estrutura epox semelhante à orelha externa humana, com um microfone no lugar da membrana timpânica. Esse mesmo trecho foi apresentado também cinco vezes, como mesma intensidade e distância, a um sistema denominado modelo padrão que possuía apenas o microfone, com as mesmas características do encontrado no outro modelo. Os espectros encontrados em cada modelo foram comparados e os resultados mostraram que o modelo de orelha externa ressoa as freqüências da fala e atenua as freqüências fora dessa faixa.  Os achado sugerem que a anatomia da orelha externa contribui enormemente para a comunicação.

Descritores: Filtros, ressonância, e orelha externa.

 

Artigos publicados relacionados ao tema:

 

  • MENEZES, Pedro de Lemos; OLIVEIRA, Aline Cabral; Moraes, Leônidas; ROCHA, Luciana Pinto; LIMA, Vivian Passos. Ressonância: um estudo da orelha externa. Pró-fono, São paulo, v. 16, n.03, p. 33-340, 2004.

 

  • MENEZES, Pedro de Lemos; OLIVEIRA, Aline Cabral; Moraes, Leônidas; ROCHA, Luciana Pinto; LIMA, Vivian Passos. Avaliação dos filtros e da ressonância do sistema auditivo utilizando-se um modelo de orelha externa. JBF, Curitiba, 2005.