1. Analisador de percepção sonora espacial

RESUMO: O referido instrumento serve para a análise da percepção sonora espacial humana. Este foi desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco em colaboração mútua com a Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas para que a habilidade humana em localizar a origem das fontes sonoras fosse avaliada, iniciando e incentivando as pesquisas clínicas sobre o assunto na Audiologia. O estimulador sonoro consiste de uma estrutura circular horizontal de alumínio com 1 metro de raio, com oito alto-falantes fixados a 45º entre cada um deles, e mais dois semicírculos perpendiculares de mesmo raio, defasados em 90º. Um dos semicírculos está disposto no plano vertical (sagital-mediano) e o outro no plano frontal, eles possuem um alto-falante central e mais quatro, um de cada lado a 45º de elevação, totalizando treze fontes sonoras. Os alto-falantes são acionados de um controle de comando que possui indicadores luminosos vermelhos que acendem de acordo com as respostas dadas, através de um controle auxiliar. A disposição dos botões de resposta, neste controle auxiliar, representa a posição espacial dos alto-falantes. No total, 82 pessoas foram avaliadas, encontrando-se um percentual maior de acertos no plano horizontal e aumento dos erros com o avanço da idade. Estes resultados corroboram estudos prévios e demonstram a viabilidade de sua utilização, possibilitando a formulação de aplicações clínicas, como, por exemplo, a detecção de distúrbios na capacidade de localizar a origem das fontes sonoras.

Descritores: Localização Sonora, Percepção Auditiva, Audição Normal e Audiologia.

Artigos publicados relacionados ao tema:

• CABRAL, Frantânia Bastos; KAMIMURA, Hermes Aritto Salles; MOTTA, Mauricy Alves; RODRIGUES, Renato Glauco de Souza; PELÁ, Carlos Alberto; MENEZES, Pedro de Lemos. Erros na Localização Sonora por Bombeiros Ouvintes Normais. Fonoaudiologia Brasil,Brasília, v. 3, n. 2, p. 01-03, 2005.

• MENEZES, Pedro de Lemos; SOARES, Ilka Do Amaral; CALDAS NETO, Silvio; MACIEL, Rogério; MOTTA, Mauricy. Estudo da Localização Sonora em Ouvintes Normais. Jornal Brasileiro de Fonoaudiologia, Curitiba, v. 4, n. 15, p. 109-113, 2003.

• MENEZES, Pedro de Lemos; SOARES, Ilka Do Amaral; CALDAS NETO, Silvio; MACIEL, Rogério; MOTTA, Mauricy.   Localização Sonora: Uma nova perspectiva de estudo para a Audiologia. Fonoaudiologia Brasil, Brasília, v.2, p. 28-35, 2003.

• MENEZES, Pedro de Lemos; SOARES, Ilka Do Amaral; CALDAS NETO, Silvio; MOTTA, Mauricy. Sound localization: Effects of gender, aging, head related transfer function, and auditory performance. Journal of the Acoustical Society of America, New York, v. 112, p. 2244-2244, 2002.