Dispositivos Desenvolvidos


1. Analisador de percepção sonora espacial

 

RESUMO: O referido instrumento serve para a análise da percepção sonora espacial humana. Este foi desenvolvido na Universidade Federal de Pernambuco em colaboração mútua com a Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas para que a habilidade humana em localizar a origem das fontes sonoras fosse avaliada, iniciando e incentivando as pesquisas clínicas sobre o assunto na Audiologia…  Leia mais!

 

 

2. Modelo de orelha externa

 

RESUMO: O presente trabalho teve como objetivo observar o sistema de filtros e ressonância composto pela orelha externa e verificar sua importância para a compreensão da fala. Assim, um trecho de uma música foi apresentado cinco vezes a um sistema denominado modelo de orelha externa, composto por uma estrutura epox semelhante à orelha externa humana, com um microfone no lugar da membrana timpânica…  Leia mais! 

 

 

3. Acufenômetro

 

RESUMO: Este estudo foi realizado com o objetivo de desenvolver um aparelho que pudesse avaliar a tonalidade e a sonoridade do zumbido de forma detalhada, mesmo que este zumbido fosse composto por diversas freqüências simultâneas, com baixo custo financeiro e de fácil manuseio, que ainda pudesse funcionar independente ou acoplado a um audiômetro… Leia mais!  

 

 

4. Dispositivo capaz de registrar e analisar potenciais evocados auditivos nos domínios do tempo e das frequências

 

RESUMO: A integridade da via auditiva e a investigação do respectivo limiar eletrofisiológico podem ser avaliadas por meio da observação, no domínio do tempo, dos potenciais evocados auditivos de tronco encefálico. Essa avaliação é habitualmente evocada por clicks, que possuem um espectro acústico amplo, por isso apresenta sérias limitações quanto à especificidade de freqüência na determinação dos referidos limiares eletrofisiológicos… Leia mais! 

 

 

5. Sistema gerador de estímulos acústicos que possibilita a utilização de sons verbais para evocar respostas eletrofisiológicas auditivas, no domínio do tempo e das frequências

 

RESUMO: Foi desenvolvido um sistema gerador de estímulos acústicos que possibilite a utilização de qualquer estímulo para evocar respostas eletrofisiológicas auditivas, no domínio do tempo e das frequências”. Entre os resultados do estudo destaca-se o desenvolvimento de um importante dispositivo para ser utilizado em pesquisa e na prática clínica da audiologia que permite a realização de novos testes de diagnóstico auditivo eletrofisiológico de estado estável… Leia mais!