Cursos – Planejamento profissional para a área de Saúde


O planejamento da sua carreira profissional passa, necessariamente, pelo planejamento da sua vida. Ninguém consegue ser feliz no trabalho tendo uma vida pessoal conturbada. Assim, surge a necessidade de um planejamento em três frentes principais, e indissociáveis: planejamento individual, planejamento afetivo e planejamento profissional.

Para cada um desses itens deve-se realizar um planejamento mínimo. É sempre bom lembrar que sua composição deveria, ao menos, culminar na harmonia, na satisfação e no amor cativado para as pessoas, e pelas pessoas, ou seja, ter como objetivo geral a FELICIDADE. Para isso, o planejamento mínimo possui os seguintes objetivos específicos em sequência: dimensionar a realidade, organizar desejos, traçar metas e definir ações.

O profissional da Saúde, para dimensionar a realidade, deverá responder as seguintes questões principais: 1. A Fonoaudiologia foi a escolha certa? Tenho prazer em ser fonoaudiólogo? Está pergunta é básica. Caso não esteja seguro procure conhecer melhor a Fonoaudiologia e tomar sua decisão. A incerteza o levará, certamente, ao fracasso profissional. 2. Seguro que está na profissão adequada, quais as grandes áreas de atuação de um fonoaudiólogo que possuem afinidade com as minhas habilidades e com as atividades profissionais que me dão prazer? Desse modo você irá garantir que sua busca pelo conhecimento e, consequentemente, pelo crescimento na sua profissão será constante, e isso é, também, condição sine qua non para o sucesso.

Para  que os desejo sejam organizados é importante ir além dos arquétipos genéricos de emprego, relacionamento afetivo, casa à prestação pela caixa econômica, etc. É necessário organizá-los detalhadamente e de estipular prazos. Assim, é essencial responder a seguinte pergunta: Quais os seus desejos específicos em curto prazo, médio prazo e longo prazo? Perceba que é fundamental planejar desde agora suas pretensões para um futuro mais distante. Assim, os caminhos serão bem menos tortuosos. Com metas claras e bem definidas os objetivos serão alcançados mais rapidamente.

O curso aborda, dando exemplo prático, os caminhos a serem seguidos e a forma para conseguir executá-los, passo a passo,  e cada ação necessária para cada meta. Para, enfim, se obter o sucesso de maneira mais rápida e objetiva.