Cursos – Acústica física e psicoacústica


A investigação mais aprofundada do sistema auditivo esbarra inúmeras vezes na resistência dos pesquisadores em estudar as bases da Física pertinentes ao assunto, e de fundamental importância para sua compreensão. Principalmente quando tais pesquisadores têm suas formações acadêmicas em áreas relacionadas às Ciências da Saúde, como no caso da Fonoaudiologia.

Muitas disciplinas, e até mesmo a literatura especializada, não se preocupam em reforçar a correlação prática entre os conceitos físicos e a suas aplicações no cotidiano destes profissionais, sobretudo para os audiologistas. O que dificulta o entendimento e a aproximação, tornando mais subjetivos os conceitos e laboriosa a intenção de estreitar as relações entre as Ciências da Saúde e a Física. Relação esta que cada vez mais se distanciou na medida em que os conhecimentos, com o passar dos anos, tornaram-se cada vez mais especializados.

A elaboração deste Curso não poderia deixar de levar em consideração a problemática descrita acima, para estreitar os laços entre as referidas Ciências trazendo a teoria e os conceitos básicos da Física, da Acústica em especial, para ser aplicado no entendimento da audição e de suas aplicações clínicas.