2. Estudo do distanciamento entre as frequências componentes moduladoras  na avaliação do VEMP de estado estável


Descrição: Contexto: O Potencial Evocado Miogêncio Vestibular (VEMP) é medido comumente no domínio do tempo. Uma nova técnica utilizada capta o VEMP no domínio das freqüências, esta técnica é chamada de VEMP de estado estável. Objetivo: O presente estudo tem como objetivo estudar qual distanciamento entre as modulações de freqüências portadoras é mais bem visualizado no exame SS-VEMP utilizando três distanciamentos, o de 5 Hz, o de 10 Hz e o de 15 Hz. Tipo de estudo: Observacional analítico prospectivo. Local: UNCISAL – UNCISAL – LATEC. Amostra: Serão 30 pacientes dos quais 10 serão do grupo controle. Os sujeitos da pesquisa serão pessoas sem alterações de audição e equilíbrio. Serão excluídos os pacientes com alterações de orelha externa e orelhas médias e pacientes com queixas relacionadas à musculatura cervical. Procedimentos: Será captado o Potencial Miogênico Evocado Vestibular (VEMP) com estímulos sonoros apresentados por meio de fones de inserção, em tone-burst, nas freqüências de 250 Hz, 500Hz e 1000Hz moduladas em 32 Hz, 37 Hz e 42 Hz respectivamente; depois em 32 Hz, 42 Hz e 52 Hz respectivamente e, por fim, 32 Hz, 47 Hz e 62 Hz, respectivamente, com registro do potencial através de eletrodos descartáveis. Variáveis: Achados dos Potencias Evocados Miogênicos Vestibulares, presença de resposta, amplitude, idade, sexo. Método estatístico: O grupo controle será composto por 10 voluntários. No grupo teste não será realizado cálculo do tamanho da amostra, já que serão investigados todos os pacientes do período, que obedeçam aos critérios estabelecidos. Desta maneira serão investigados 30 pacientes, que é a média do número de pacientes atendidos do mesmo período de anos anteriores. Na análise estatística será aplicado o teste ANOVA, com tukey, para a comparação entre os picos de resposta evocados por cada combinação de estímulos. Os valores serão considerados significativos para p<0,05. 


Situação: Em andamento;

Natureza: Pesquisa.